sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Ecfrase


Em pleno século XVII, em Delft, a jovem Griet procura trabalho para poder sustentar a sua família. Torna-se criada e ama de seis filhos na residência do pintor Johannes Vermeer, o qual se sente encantado pela beleza da rapariga e faz dela sua musa. Esta escolha, porém, acende olhares e falatórios de reprovação.


A Rapariga do Brinco de Pérola, é um romance de Tracy Chevalier, inspirado num quadro com o mesmo nome, de Vermeer, e que sempre suscitou curiosidade devido ao mistério que o envolve, pois pouco se sabe sobre a modelo que terá inspirado tal criação. Desta imprecisão nasce a obra de Chevalier que identifica a jovem como sendo Griet (personagem interpretada por Scarlett Johansson no cinema).

Um romance em que a Arte inspira a Literatura.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Flashbacks Inquietantes

Mary Higgins Clark é conhecida, no universo da literatura de suspense, pelas suas obras envolventes e tramas engenhosas, muitas vezes dotadas de final totalmente inesperado. O seu trabalho tem sido merecedor de várias distinções às quais se juntou, em 1998, o galardão de Outstanding Mother of the Year, premiando-a numa dimensão mais pessoal.

Em 2000, o Ministro Francês da Cultura nomeou-a Chevalier dans l'Ordre des Arts et des Lettres.
O seu gosto pela narrativa onde nenhum mistério parece solúvel oferece-nos, agora, Recordação Perigosa, um thriller psicológico onde as memórias se tornam perigosas. No centro da acção, encontramos Kay Lansing, filha do paisagista de uma família poderosa, dona de uma mansão do século XVII, trazida, pedra a pedra, do País de Gales em 1848 e dentro da qual se esconde uma capela. É aí para esse lugar oculto que, com apenas seis anos, Kate se esgueira e ouve uma discussão de chantagem e ameaças. Mesmo sem identificar o homem e a mulher, cujas vozes ouviu, a pequena guarda essa recordação inquietante.
Nessa mesma noite, uma jovem desaparece. Peter Carrington, filho dos donos da mansão, torna-se suspeito.
Anos mais tarde, é novamente alvo de suspeitas pela morte da sua mulher grávida. Ignorando as advertências da avó e toda esta atmosfera acusatória, Kate apaixona-se e casa com Pete Carrington.

A partir daqui, o melhor é desvendar os segredos ocultos pelas pedras e pelos culpados.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

História e Aventura


O romance A Peste Negra - A Conjuração das Flores-de-Lis de Gilbert Bordes tem, na sua capa, um convite irresistível à leitura:



Um romance espectacular

onde a aventura

se mistura com a História

a um ritmo alucinante.


Recuemos ao século XIV, em que a Peste Negra se faz visita terrífica sem distinguir classes ou idades. Num lugar da Casconha, a jovem Eugénie d'Eauze descobre o segredo que envolve o seu nascimento. Filha dos amores ilícitos entre a sua soberana e o poeta Renaud d’Aignan, a sua educação num meio rural, mantém-na longe de Paris.
Esta revelação perturba por completo a harmonia da vida familiar de Eugénie que parte, decidida, em busca das suas raízes na corte, sem adivinhar os perigos que a esperam, nomeadamente, raptos, armadilhas, ataques e a própria peste.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Via espiritual


Antiga via Romana, a Via Sacra conduzia os crentes ao Coliseu, partindo da Colina do Capitólio, passando por lugares de culto da Roma Antiga.

Hoje em dia, é um caminho mais íntimo e interior que aproxima os cristãos de Cristo e do movimento da sua paixão. Também chamada Via Cru­cis, descreve um ritual que compreende catorze estações acompanhando a caminhada dolorosa de Jesus, carregado com a cruz, até ao Calvário, culminando no momento em que é sepultado.

Aproximando-nos das celebrações Pascais, enquanto vivemos o período de recolhimento e penitência da Quaresma, o jornal Correio da Manhã invoca este percurso espiritual com uma colecção de 14 peças representativas de cada uma das estações.


Todas as peças são em alto relevo, com banho a ouro. A partir de dia dia 13, às 4ªs e 5ªs, 14 peças com banho a ouro.


(http://www.correiodamanha.pt/cm/mkt/via/)

domingo, 24 de fevereiro de 2008

CSI Miami e o Expresso



Até 3 de Maio, o semanário Expresso vai permitir-lhe coleccionar os dvds correspondentes à primeira série de CSI Miami.

Para tal, basta que adquira quinzenalmente os cartões que acompanham o seu jornal e que lhe permitem receber, na semana seguinte, o dvd correspondente.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Vida Real


Esta obra desenvolve-se no âmbito de uma experiência profissional muito tocante e que gera grande inquietude. Torey Hayden conheceu Jadie em Pecking
enquanto trabalhava no Ensino Especial.

Jadie, de oito anos, era uma menina que vivia em silêncio. Torey consegue quebrar o seu mutismo e o que descobre é simplesmente aterrador. Aos poucos, a menina fala de todos os seus horrores - de tal forma atrozes que ninguém acredita, a não ser Torey.



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Cahiers du Cinéma - Grandes Realizadores


De Charlie Chaplin a Manoel de Oliveira, o Público preparou, para os amantes da Sétima Arte uma colecção de Cadernos dedicada a diversos realizadores de cinema.


Até ao dia 1 de Agosto, a cada Sexta-feira, poderá ficar a conhecer melhor a vida e a obra de grandes nomes da realização, como Truffaut, Coppola, Tarkovsky, Bergman ou Buster keaton, entre outros, mediante a aquisição de um livro acompanhado de um dvd com um filme do realizador da semana.


O segundo volume apresenta-lhe Steven Spielberg e permite-lhe recordar o filme Relatório Minoritário.

Açorianidade e Letras



Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva, nasceu na Ilha Terceira, nos Açores, em 1901 e morreu em Lisboa, há trinta anos, no dia 20 de Fevereiro de 1978.


Na Praia da Vitória, sua cidade natal, este aniversário da morte do ficcionista, ensaísta, poeta e professor é assinalado mediante a realização de seminários, conferências, uma exposição e um concerto, entre os dias 20 e 23 do corrente mês, onde se pronunciam personalidades como: Machado Pires, Arnaldo Saraiva, Maria Alzira Seixo, Lúcia Lepecki, Fátima Freitas Morna, entre outros.

Durante os anos 40 (do século XX), Vitorino Nemésio publicou o romance Mau Tempo no Canal, que é talvez a sua obra mais emblemática, tendo sido distinguida com o Prémio Ricardo Malheiros da Academia das Ciências .
Desenvolveu a açorianidade e afirmou a respeito: "[É]o nosso modo de afirmação no mundo, a alma que sentimos, na forma do corpo que levamos" (...) "uma forte variedade da nação portuguesa, criada em meio milénio no isolamento norte-atlântico."

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Depois d' O Menino de Cabul

Mil Sóis Resplandecentes marca o regresso do autor da obra, recentemente adaptada ao cinema, O Menino de Cabul. Khaled Hosseini nasceu no Afeganistão mas viria a mudar-se para Paris e, mais tarde, para os Estados Unidos, onde foi concedido asilo político à sua família.

No site editorial pode ler-se:

Tendo como pano de fundo as convulsões sociopolíticas que abalaram o Afeganistão nas últimas três décadas, conhecemos Mariam e Laila, duas mulheres que a guerra e a morte obrigam a partilhar um marido comum e cuja coragem lhes permitirá lutar pela sua felicidade num cenário impiedoso. Uma obra inesquecível que evoca o que há de mais intrínseco a todos os seres humanos: o direito ao amor, a um lar e à integridade.
(www.presenca.pt)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Irreverência e gargalhadas


Tornou-se conhecida entre nós nos anos 70 e 80, numa série de televisão, com o seu nome.
A Pippi das Meias Altas, personagem criada pela escritora Sueca Astrid Lindgren, é uma criança divertida, irreverente para com os adultos autoritários, e de aspecto muito pouco convencional - tem um cabelo ruivo que prende em duas tranças completamente arrebitadas, usa botas grandes demais e umas meias altas desemparelhadas.

Vive na Villa Villekulla, uma casa abandonada, com o macaco Mr Nilsson, o cavalo Old Man e com uma mala cheia de moedas de ouro. Tem por amigos e vizinhos os irmãos Tommy e Annika Settergren.

É possível voltar a acompanhar as suas aventuras hilariantes através dos coleccionáveis distribuídos por Planeta DeAgostini. Delicie-se com os episódios desta série que começou a ser exibida, para gáudio dos mais pequenos, a 8 de Fevereiro de 1969, com Inger Nilsson no papel principal.

Clássicos recontados

(http://sol.sapo.pt/PaginaInicial)

Amor de Perdição
de Camilo Castelo Branco é-nos oferecido, esta semana, com o semanário Sol. Trata-se de um reconto da responsabilidade de Pedro Teixeira Neves, com ilustração de Helena Simas.
José Jorge Letria adaptou Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, que poderá adquirir com a edição deste semanário no final da semana.

Música seleccionada

Escolha um momento tranquilo para poder escutar obras de Grandes Compositores, fruto da escolha do maestro António Victorino de Almeida e que o 24 Horas lhe oferece a si.

Para hoje, porque não deleitar-se com uma ópera imperdível: Carmen de Bizet?


domingo, 17 de fevereiro de 2008

Livros na Sétima Arte

A Revista Sábado escolheu para si um conjunto de obras que inspiraram êxitos no mundo do cinema. Esta pequena biblioteca é composta por oito volumes, tendo o primeiro sido gratuito e ficando os restantes a 1€ cada.

Esta semana, pode ler o romance A Sangue Frio da autoria de Truman Streckfus Persons, mais tarde rebaptizado com o nome de Truman García Capote, mais conhecido por Truman Capote.
A Sangue Frio é um romance de não-ficção, segundo o próprio autor, que relata os acontecimentos chocantes que se prendem com o assassinato de, Herbert Clutter, um agricultor do Kansas, bem como da sua família por Perry Smith e Dick Hickcock. Este trabalho implicou uma pesquisa aturada, de seis anos, por parte de Truman Capote, sobre acontecimentos reais e que despertaram o seu interesse nas páginas do New York Times.

Trata-se de um trabalho jornalístico enquadrado em convenções literária, centrado em acontecimentos marcantes, mas onde a densidade psicológica do retrato das personagens e a sua dimensão humana é igualmente inesquecível.


Na próxima semana, poderá conhecer a obra, escrita por John Le Carré, que deu origem ao filme O Fiel Jardineiro.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Barreiras


Mil Amanhãs ou três anos é o tempo que põe a descoberto o preço a pagar pela união de duas vidas, tocadas por infortúnios, e que reprimiram o amor, como caminho de fuga.

Cody Gunner e Ali Daniels são as personagens centrais deste romance da autoria de Karen Kingsbury, onde o medo, a amargura, a recusa e a negação ombreiam com a inevitabilidade do afecto e da necessidade deste, mais forte do que tudo o resto.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Amor em Itália


Nicky Pellegrino, escritora britânica de ascendência italiana deixa-nos duas propostas literárias onde a paixão, o amor e a gastronomia são as iguarias que temperam estas narrativas.
Caffè Amore e A Filha do Pescador.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Antes do Vulcão


Durante a II Guerra, o capitão James Gould é enviado para Nápoles com a incumbência de dissuadir os militares britânicos de casarem com jovens locais.

O êxito da sua missão compromete as intenções dos apaixonados que congregam esforços para distraírem o oficial, levando-o a contratar Livia, uma cozinheira exímia. Aqui começa uma outra vida, temperada por sabores e emoções fortes.

Inesperadamente, o estrépito das armas é sublinhado pelas explosões do Vesúvio e o capitão Gould é obrigado a acordar do seu torpor.


sábado, 9 de fevereiro de 2008

Cinema para si

A revista Visão desta semana oferece-lhe mais um dvd para que possa (re)ver um êxito de bilheteira, que estreou em Portugal no início de 2005.

Desta vez, prepare-se para conhecer melhor o multimilionário Howard Hughes a quem Leonardo DiCaprio deu vida no filme O Aviador, num papel que lhe valeu a nomeação para o Oscar de Melhor Actor. O próprio filme somou onze nomeações para este galardão do cinema, tendo vencido em cinco categorias.


O Diário da Nossa Paixão

Baseado num romance de Nicholas Sparks.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Poemas de Amor

Flor Bela de Alma da Conceição nasceu em Vila Viçosa a 8 de Dezembro de 1894.
Na Escola Primária adoptou o nome Flor d’Alma da Conceição Espanca. Completou o 11º ano do Curso Complementar de Letras e ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

A sua obra compreende sonetos e outras composições vibrantes, imbuídas de paixão, dor, melancolia, alegria, consoante o seu próprio estado de alma, tantas vezes atormentado pelo luto e pela solidão.

Florbela Espanca deixou-nos um legado literário considerável, de escrita apaixonada que vale a pena conhecer, reler e partilhar.

Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida

Meus olhos andam cegos de te ver!

Não és sequer razão do meu viver,

Pois que tu és já toda a minha vida!


E as lágrimas que choro, branca e calma,
Ninguém as vê brotar dentro da alma!
Ninguém as vê cair dentro de mim!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma e sangue e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!


Meu amor, meu Amado, vê... repara:
Pousa os teus lindos olhos de oiro em mim,
- Dos meus beijos de amor Deus fez-me avara
Para nunca os contares ate ao fim.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Uma forma de o dizer

Padre António Vieira

"Os portugueses têm um pequeno país para berço e o mundo todo para morrerem"

A 6 de Feveiro de 1608 nasceu, em Lisboa, perto da Sé, aquele que viria a ficar conhecido como Padre António Vieira. Aos seis anos embarcou com a família, para se juntar ao pai, navegando até ao Brasil. Viveria a Língua Portuguesa dos dois lados do Oceano, difundindo as suas ideias humanitárias em defesa dos Direitos Humanos e denunciando injustiças inflingidas aos cristãos-novos e aos índios brasileiros.


A sua obra, composta por sermões, cartas e outros escritos de grande relevo é disso reflexo e deixa transparecer os seus dotes na oratória. Enquanto sacerdote jesuíta vive no meio do povo, aprende-lhes os costumes e ouve-lhes as queixas. Ganha a antipatia dos colonos a quem critica no Sermão de Santo António aos Peixes, onde profere "Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos"e a sua acção vale-lhe denúncias na Inquisição. Acredita no Quinto Império que haveria de restaurar a glória de Portugal.
Foi homem de letras influente, cultor de um estilo barroco, deixou-nos a sua obra e o seu exemplo.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

As flores da lenda


«Que levais aí, Senhora?
Levo cravos e mais rosas,
Para mais nossa alegria.
Bem sei que levais dinheiro,
Segundo sois costumada;
Antes que muito me cheira,
Rosas em Janeiro,
É de maravilha achá-las!»

(Romanceiro e Cancioneiro Popular Português)

Oferecer uma rosa ou ensinar a arte de a cultivar e manter?
Ambos são gestos de afeição e a própria flor é dotada de uma considerável polissemia.
A linguagem das rosas denuncia sentimentos nobres ou condenáveis apenas latentes ou manifestos, como o amor, a amizade, o ciúme e a infidelidade, a gratidão, a paixão. Descodificá-los é ler a intenção daquele que as coloca no lugar das palavras.
Diz a lenda que as rosas e os cravos esconderam o pão que a rainha levava aos seus pobres, num milagre admirável, intensificado pelo desfasamento entre a época de floração e aquela em que este episódio tem lugar.

Rosas: Sugestões criativas para cultivar e tratar roseiras de Linden Hawthorne.

Santos e Sereias


A Ilha das Garças
, romance de Sue Monk Kidd, tem por cenário a ilha de Egret, ao largo da costa da Carolina do Sul, onde se encontra um mosteiro, no interior do qual se pode admirar um misterioso altar, erigido em honra de uma santa, com motivos onde se destacam sereias. Jessie Sullivan, regressa a este lugar místico para olhar pela mãe, Nell, tornando-se ela própria o centro da viagem, de conhecimento do passado e de si mesma.

Esta obra conquistou uma nomeação para o International IMPAC Dublin Literary Award em 2006 e venceu o Quill Award para Ficção em 2005.

Igualmente cativante, A Vida Secreta das Abelhas, escrita por Sue Monk Kidd, leva-nos aos anos 60, num universo de violência racial e inquietação. Aí, acompanhamos a jovem Lily Owen que, privada da presença materna, enfrenta a acusação de ter sido responsável pela morte da progenitora. Cansada dos maus tratos que lhe são infligidos, decide partir, na companhia de Rosaleen em busca de respostas para os mistérios que envolvem o desaparecimento da mãe. Como orientação, leva consigo a imagem de uma Virgem Negra, que tem nas costas a parca inscrição "Tiburon, South Carolina".

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

André Serrano

O Prémio Daniel Faria 2008 foi atribuído ao escritor José Luís Peixoto, por unanimidade.
Este é um prémio não monetário instituído pela Câmara Municipal de Penafiel em conjunto com a Quasi Edições.

O júri, constituído por Francisco José Viegas, Jorge Reis-Sá, Tito Couto e Vera Vouga, destacou, na edição mais recente, o original
Gaveta de Papéis, que foi apresentado a concurso por José Luís Peixoto, sob o pseudónimo de André Serrano.


A obra premiada poderá ser publicada pela Quasi em meados de Março.


domingo, 3 de fevereiro de 2008

Cozinha no masculino

"Este livro é para os homens que gostam de cozinhar e bem comer, sabendo que a diferença é grande entre alimentação de sobrevivência e cozinha para regalo do paladar. É também para aqueles que sabem que a cozinha lhes pertence, no dia em que entendem seduzir com aromas e gostos e percebem que o homem que gosta de cozinhar é um ser social por excelência. Destina-se este livro aos que julgam a cozinha como uma manifestação superior do espírito." Alfredo Saramago

Alfredo Saramago, natural de Arronches, fez parte dos seus estudos em França e em Inglaterra. Gastrónomo, tem já publicadas várias obras de gastronomia e vinhos.


Peanuts

Charles M. Schulz criou os Peanuts, que apareceram numa tirinha de banda desenhada a dois de Outubro de 1950.

Woodstock, Snoopy, Marcie, Lucy, Linus, Schroeder, Patty, Violet, Shermy, Pig-Pen e Charlie Brown são algumas das figuras centrais que cresceram de tira para tira e que podemos rever numa publicação gradual, da responsabilidade da editorial da Afrontamento.

A cada ano, são publicados dois volumes. Estão, portanto, já disponíveis os números que contemplam os anos de 1955-1956 e 1957-1958.

Pretende-se que até 2016 se lancem todos os volumes com os episódios, ora angustiantes ora hilariantes, destes pequenos.