sábado, 3 de julho de 2010

Juan Rulfo (1917-1986)


Juan Rulfo nasceu em Jalisco, no México, no ano de 1917. A proximidade de uma biblioteca, na sua juventude e a possibilidade de usufruir dos seus livros, alimentaram-lhe o gosto pela leitura, tornando, mais tarde, possível a escrita e a publicação de obras que viriam a obter reconhecimento e louvor por parte de autores, como: Jorge Luis Borges, Gabriel García Márquez e Susan Sontag.

Na página oficial de Juan Rulfo pode ler-se:
"La novela de Rulfo no es sólo una de las obras maestras de la literatura mundial del siglo XX, sino uno de los libros más influyentes de este mismo siglo." Sontag (1994)
Detendo-se sobre o primeiro contacto com a ficção de Rulfo, Gabriel García Marquez escreveu ainda:
"Nessa noite não consegui adormecer enquanto não terminei a segunda leitura. Nunca, desde a noite tremenda em que li a Metamorfose de Kafka numa lúgubre pensão para estudantes em Bogotá - quase dez anos antes -, eu sofrera semelhante comoção. [...] Durante o resto daquele ano não consegui ler nenhum outro autor, porque todos me pareciam menores."
A editora Cavalo de Ferro lança agora num volume único a Obra Reunida do escritor mexicano, com tradução de Rui Lagartinho, Sofia Castro Rodrigues e Virgílio Tenreiro Viseu. É-nos, assim, facultada a leitura de O Llano em Chamas (1953), Pedro Páramo (1955), e O Galo de Ouro (1980).

Sem comentários: