Boas leituras!
Próspero Ano novo!
O número deste mês da publicação Le Magazine Littéraire dá especial destaque aos Místicos, consagrando-lhes um dossier específico. Mensageiros do Céu na Terra, demiurgos que escrevem num estado de êxtase, no dizer de Jean-François Colosimo, estes homens e mulheres, de hábito religioso deixaram-nos um legado escrito, cheio de intensidade, resultando de uma ligação directa entre o indivíduo e a divindade, conforme acrescenta Frédéric Lenoir.
A revista dá especial destaque a São Francisco de Assis enquanto pilar do Cristianismo actual, preconizando a necessidade de
o homem se aproximar da figura de Cristo, abandonando uma visão essencialmente contemplativa (Henri Tincq).[...] E toda a poesia do Natal está justamente nessas janelas resplandecendo na noite nevada. Felizes aqueles para quem essas portas difíceis se abrem. Logo ao entrar na antecâmara os tectos, as umbreiras, os espaldares das cadeiras, os troféus de caça, aparecem adornados das verduras do Natal, das ramagens sagradas do carvalho céltico; e pelas paredes em letras douradas, ondeiam os dísticos tradicionais - Merry Christmas! Merry Christmas!

Numa noite pintada de frio pela neve espessa e muito branca, dois lenhadores regressam a casa. No seu caminho, na floresta, deparam-se com a estranha descoberta de um menino.
A Sextante Editora lançou, recentemente, a obra Contos Completos, que reune narrativas curtas de Truman Capote, autor de A Sangue Frio e do belíssimo livro Harpa de Ervas. Capote nasceu nos Estados Unidos e a sua escrita é muitas vezes perpassada por vivências específicas, sobretudo da infância. Tal é o caso da revisitação das celebrações natalícias e de Thanksgiving desenhados num cenário rural do Alabama ou na cosmopolita Nova Orleães.
Conta-se por aí, que esta é a época de maior azáfama na Lapónia, num recanto mágico onde o Pai Natal e os seus fiéis amigos, os duendes, o Urso Polar (e outros mais) se organizam para depositarem, em local iluminado e decorado a preceito, os presentes tão almejados pela pequenada.
Seis anos volvidos, depois de Danças na Floresta, Juliet Marillier convida Paula, uma das irmãs, a protagonizar O Segredo de Cibele.
J. K. Rowling lançou recentemente um livro onde cinco contos mágicos se fazem acompanhar por ilustrações da própria autora, enriquecidos com anotações do ilustre Professor Albus Dumbledore.
Duas propostas irresistíveis da Bertrand recuperam os enigmas aninhados em torno da figura de William Shakespeare e do seu génio.