quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Histórias nocturnas com música

Kazuo Ishiguro, escritor japonês, nascido em Nagasaki, a 8 de Novembro de 1954, foi viver com a família no Reino Unido em 1960. Dessa convivência entre as duas culturas resultou uma obra largamente premiada e referenciada, entre contos, argumentos para televisão e romances.
Pela mão da Gradiva, chega-nos agora
Nocturnos: Cinco Histórias Sobre Música e o Cair da Noite.

No
sítio editorial pode ler-se:

Em Nocturnos, Kazuo Ishiguro explora os temas do amor, da música e da passagem do tempo. Das piazze italianas às colinas de Malvern, de um apartamento londrino à zona «reservada» de um luxuoso hotel de Hollywood, encontramos nestas páginas uma singular galeria de personagens – de jovens sonhadores a músicos de café e a vedetas em declínio – num momento particular de reflexão e de reavaliação das suas vidas.

Terno, íntimo e cheio de humor, este quinteto de histórias é marcado por um motivo recorrente: o esforço para preservar o sentido do romance na vida. É um livro para quem se recusa a perder a esperança e teima em ver o lado positivo de tudo o que de bom e mau sucede. Lições de vida e a vida em lições de mestria narrativa.


3 comentários:

tonsdeazul disse...

Desconhecia este escritor. Pelas tuas palavras, este livro "Nocturnos" parece-me conter histórias cativantes à leitura. Hei-de procurá-lo numa próxima ida à livraria.

Livros e Outras Coisas disse...

Também não conhecia o autor, mas, afinal, até vi uma adaptação de "Despojos do Dia" no cinema há uns anos. É uma obra sua.
Também me deixei cativar por uma crítica que li na imprensa e resolvi procurar o livro. :)
Grata pela visita e pelo testemunho! :)

Renata disse...

Você conhece a proposta que poderá isentar a música brasileira dos impostos?

A PEC da Música está para ser votada na Câmara e pretende dar à música nacional o mesmo tratamento que já é dado aos livros e revistas: isenção total de impostos, no caso para CD, DVD e, também, formatos digitais.
Contando com o apoio de artistas, músicos e muitos outros, a proposta, já aprovada em comissão especial, vai a plenário. É aí que você pode ajudar muito!
Sendo o responsável por um site que aborda o tema, é importantíssimo que você divulgue e informe os leitores, a fim de pressionar os deputados a votar a favor da proposta.
Qualquer dúvida, estamos à sua disposição pelo email: renata@otavioleite.com.br
Aproveito para parabenizá-lo pelo seu blog!
Assista ao debate promovido pela MTV na semana passada:
http://mtv.uol.com.br/debate/videos/mtv-debate-baixar-o-imposto-aumenta-venda-do-cd-clique-e-assista-na-%C3%ADntegra

O programa CQC também fala sobre a proposta aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=M_8FJEDdLD4

Acompanhe: http://twitter.com/otavioleite

O que saiu na imprensa sobre a proposta:
http://www.otavioleite.com.br/pesquisa.asp?q=pec+da+musica

A íntegra da proposta:
http://www.otavioleite.com.br/conteudo.asp?proposta-de-emenda-a-constituicao-no-98-de-2007-pec-da-musica-2303