domingo, 16 de maio de 2010

Âncoras de gelo

Selma Lagerlöf (1858-1940) escreveu O Tesouro, que a Cavalo de Ferro lançou agora na nova colecção Gente Independente. Trata-se de uma narrativa quase breve inserindo-se na literatura fantástica, onde as personagens vivas se deixam conduzir ou atormentar por outras fantasmagóricas.
Enquanto a acção se precipita, as embarcações permanecem imóveis, ancoradas num autêntico mar de gelo
.

Alheios a tais avisos da Natureza, prenúncios de desgraça certa, três nobres escoceses aguardam o momento em que a viagem os devolva a casa. O amor, o medo, a morte fazem-lhes companhia.

"Nesse instante, Torarin viu algo atrás do fidalgo escocês, que se assemelhava a uma outra sombra. Viu algo alongado, delgado e cinzento, que se deslocava, pairando acima do solo, sem deixar vestígios no caminho nem fazer chiar a neve branca.
[...] Ao ver isto, Torarin ficou mais assustado do que provavelmente podia aguentar. Gritou bem alto e chicoteou o cavalo, de tal modo que este tomou o freio nos dentes, arrancou a todo o galope e só parou, escorrendo suor, à porta da choupana." (p. 41)

4 comentários:

tonsdeazul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tonsdeazul disse...

Esta é daquelas autoras que sempre que passo numa livraria fico com vontade de a levar para casa, mas mesmo assim ainda não a trouxe!
Parece-me que vou ter mesmo de conhecer a escrita de Selma Lagerlöf!

Marta disse...

Ola
aqui http://chuvadelivros.blogspot.com/2010/04/selos-do-2trimestre2010.html esta um selinho COROADO! para este cantinho.
Boas leituras

Livros e Outras Coisas disse...

Muito grata, Marta! É muito agradável receber presentes. :)

Também não conhecia muito desta autora, Tons de Azul, mas gostei deste livrinho. :)