Mostrar mensagens com a etiqueta O Velho e o Mar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta O Velho e o Mar. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Peixes, homens, solidão

Relembramos um clássico da literatura, publicado em 1952, pela mão de Hemingway que nos deixa entrever o drama mesclado de uma força indómita, de um homem meio derrotado, capaz de suportar a perda, a dor. Cria-se uma atitude de reverência ante Santiago, de ternura, por vezes, de solidariedade e tristeza.

Do mar vêm os sonhos mas também um percurso de vida marcado com rudeza, crestado pelo sol.

É uma obra imperdível - O Velho e o Mar.



quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Lendo

O Velho e o Mar de Hemingway revela-nos uma bonita história de amizade mas também a luta pela sobrevivência de Santiago, pescador cubano. Perto do oceano, de pele curtida e pregueada pelo sol, vive esse homem, a sua solidão, resiliência, tenacidade, angústias e silêncios.

Persegue mar adentro o sonho de apanhar um grande peixe e consegue-o. Consegue também chegar à praia com o seu troféu mas...

Desde já, uma leitura recomendada, escrita pela mão de Ernest Hemingway, autor a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura em 1954.