terça-feira, 23 de outubro de 2007

Crónicas de Cinema


De João Bénard da Costa podemos ler 52 crónicas que, entre 26 de Janeiro de 1996 e 23 de Maio de 1997, o autor publicou no semanário O Independente sob o título “Os Melhores Filmes da Nossa Vida”.

A este respeito, pode ler-se no site editorial:

50 filmes revisitados, um prefácio (“O Mais Belo dos Filmes”) e um posfácio (“Os Gatos Pardos”). Comecei com cães amarelos, acabei com pardos gatos. Cães e gatos serviram-me para explicar o critério desta selecção. Por isso, não perco o meu tempo, nem vos faço perder o vosso, a explicar o que está explicado nesses textos introdutórios e conclusivos. Limito-me a repetir que o pretexto para a selecção foi o centenário do cinema, que chegou a Portugal em 1896. Para além de pequenas correcções (gralhas, erros meus, leves variantes) tudo ficou como foi publicado há onze ou dez anos. Só mudou a ordenação.”
Os Filmes da minha Vida - 2º Volume
João Bénard da Costa

Sem comentários: