Prestes a completar os 88 anos de idade, a escritora Doris Lessing viu a sua obra premiada com o alto galardão que é o Nobel da Literatura, na edição de 2007.
Esta autora de Língua Inglesa nasceu na antiga Pérsia (actual Irão) no dia 22 de Outubro de 1919. Mudou-se com a família para a Rodésia do Sul, que veio a chamar-se Zimbabwe e, mais tarde, passou a viver em Inglaterra.
A sua carreira dedicada à produção escrita valeu-lhe o reconhecimento internacional e a atribuição de diversos prémios e distinções. Em 1954, foi-lhe atribuído o Prémio Somerset Maugham pela colectânea Five; em 1981, foi agraciada com o Austrian State Prize for European Literature; em 2001, recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias bem como o David Cohen British Literature Prize , só para citar algumas das distinções.
Doris Lessing tem alguns livros traduzidos e publicados em Portugal, como: Gatos e mais gatos, Amar de Novo, A Erva Canta, O Verão Antes das Trevas.
Citando a Academia Sueca, a Lusa refere esta escolha que premeia "a narradora épica da experiência feminina, que com cepticismo, ardor e força visionária prescruta uma civilização dividida".
- Para ficar a saber um pouco mais: http://www.dorislessing.org/
Sem comentários:
Enviar um comentário