terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Santos e Sereias


A Ilha das Garças
, romance de Sue Monk Kidd, tem por cenário a ilha de Egret, ao largo da costa da Carolina do Sul, onde se encontra um mosteiro, no interior do qual se pode admirar um misterioso altar, erigido em honra de uma santa, com motivos onde se destacam sereias. Jessie Sullivan, regressa a este lugar místico para olhar pela mãe, Nell, tornando-se ela própria o centro da viagem, de conhecimento do passado e de si mesma.

Esta obra conquistou uma nomeação para o International IMPAC Dublin Literary Award em 2006 e venceu o Quill Award para Ficção em 2005.

Igualmente cativante, A Vida Secreta das Abelhas, escrita por Sue Monk Kidd, leva-nos aos anos 60, num universo de violência racial e inquietação. Aí, acompanhamos a jovem Lily Owen que, privada da presença materna, enfrenta a acusação de ter sido responsável pela morte da progenitora. Cansada dos maus tratos que lhe são infligidos, decide partir, na companhia de Rosaleen em busca de respostas para os mistérios que envolvem o desaparecimento da mãe. Como orientação, leva consigo a imagem de uma Virgem Negra, que tem nas costas a parca inscrição "Tiburon, South Carolina".

Sem comentários: