segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Rostos escondidos da História

Madame Barry (1743-1793), amante do Rei Louis XV (1710-1774), é por ele agraciada com o castelo de Louveciennes. Encomenda, então ao pintor Jean-Honoré Fragonard (1732-1806) quatro painéis alusivos ao tema do Amor e que recebem os títulos: La Poursuite, La Surprise (ou La Rencontre), L'Amant couronné e La Lettre d'amour. No entanto, estes viriam a ser deslocados para o atelier do pintor, após rejeição, por alegadamente não se harmonizarem com o estilo do local a que estavam destinados.

A cumplicidade encontrada num cenário escondido, onde as árvores se juntam para desenharem um coração, vê erguer-se ao centro um pedestal onde uma jovem lê apoiada no rapaz que a abraça e contempla com devoção. À direita, uma estátua verdeira representa Vénus, a divindade do Amor. Um detalhe deste painel serve de capa a Amantes dos Reis de Portugal, um livro que nos fala de
"uma história de paixões arrebatadoras, filhos ilegítimos e amores ilícitos que nunca foi contada. Damas da rainha, prostitutas, barregãs, negras, escravas, cantoras líricas, actrizes, mulheres do povo ou senhoras da alta burguesia, todas competiam pela atenção e pelos favores do rei."
Assim nos contam Maria Paula Marçal Lourenço, Ana Cristina Pereira e Joana Troni.

1 comentário:

Canochinha disse...

Olá! Desculpa o offtopic, mas gostava imenso de te poder enviar por mail um questionário que estamos a fazer relacionado com livros, a alguns dos nossos colegas bloggers que têm blogs literários.
O questionário tem apenas 9 perguntas. Se estiveres interessada, dá-nos o teu contacto para estante@estantedelivros.com.

Boas leituras!