quinta-feira, 31 de maio de 2007

Oficina dos Sonhos


Para comemorar o Dia Mundial da Criança, a Porto Editora coloca em destaque alguns títulos mais recentes da colecção Oficina dos Sonhos.
Pode ler-se no sítio editorial:

Na colecção OFICINA DOS SONHOS, são livros o que construímos: livros para crianças e adolescentes. Obras que permitem aos mais jovens ler melhor, alimentar o seu imaginário e franquear as portas do sonho, sem deixarem de ter um pé assente na realidade. Livros que pais e educadores também quererão ler. Livros divertidos, livros com valores.

“Clássicos” da literatura infantil e juvenil; obras contemporâneas de grandes autores e ilustradores portugueses ou estrangeiros; álbuns para os mais pequenos – são estas as três linhas de trabalho da OFICINA, que sublinha outro dos seus propósitos: ajudar a crescer, contribuir para a formação dos que hão-de tornar-se os leitores de amanhã.









Abram Alas para o Noddy!


O pequeno herói criado pela mão de Enid Mary Blyton chega a todos os meninos, com a sua candura e capacidade de resolver os problemas que preocupam os habitantes da Cidade dos Brinquedos.


Abram Alas para as suas histórias divertidas!


quarta-feira, 30 de maio de 2007

Caixinha de Música

A RBA traz de volta a magia da leitura antes de adormecer. Escolha o seu conto infantil preferido e instale-se no seu recanto de eleição.

Deixe tocar aquela caixinha de música inspiradora e decorada com os heróis de cada narrativa.

Leia aquela historinha mágica e com um final sempre feliz, da Cinderela, da Alice no País das Maravilhas, do Pequeno Polegar, da Bela Adormecida, da Branca de Neve e os Sete Anões ou do Patinho Feio.

Bons sonhos!

Antes das Férias Grandes


A Páscoa trouxe-nos as últimas férias escolares antes do Verão, mas podemos sempre aproveitar uma pequena pausa de fim-de-semana para descansar e conhecer melhor a nossa região e o seu património natural e turístico.

Para tal, aconselha-se um passeio pelas páginas de
Uma Aventura nas Férias da Páscoa, cuja acção se desenrola perto do Tejo, nos moinhos de maré, na baía do Seixal, a contemplar os elegantes flamingos.

Curiosamente, tudo começa quando farrapos de neve, mais densos, vêm pintar de branco Lisboa e impedem a escola de abrir...


Portugal dos Pequenitos


Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Criança, aqui fica a sugestão de Uma Viagem por Portugal dos Pequenitos.

Trata-se de uma visita virtual ao famoso Parque, situado no Largo do Rossio, em Coimbra. Este cd oferece ainda jogos
com carácter didáctico sobre a história e o património português. Está sempre disponível uma ajuda interactiva. http://www.mediaprimer.pt

terça-feira, 29 de maio de 2007

O Baú dos Brinquedos

O Ursinho Mágico, embrulhado em folhas de papel castanho, transporta-nos ao mundo mágico em que os brinquedos ganham vida. Basta desatar o laçarote vermelho brilhante para embarcarmos numa aventura terna, numa viagem ao passado, marchando ao lado de soldadinhos de chumbo, dançando com uma encantadora bonequinha de porcelana e passeando num combóio de brincar.

Um presente que Beatriz/Jess encontra, cuidadosamente embrulhado e guardado num armário da casa do avô. Uma aventura inesquecível. Venha partilhá-la também!

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Maravilhas



O Diário de Notícias oferece-lhe, desde o dia 25 de Maio, uma colecção de fascículos, que poderá encadernar, e a que deu o título de Maravilhas à Volta do Mundo.

De cada uma das propostas, conheça os argumentos que a colocam nesta corrida para a eleição das Novas Maravilhas do Mundo - sete, mais precisamente.

domingo, 27 de maio de 2007

Para Onde Corre a Raça Humana?

Mutação Polar

Mutação Polar é um fenómeno que acarreta consequências perigosas, podendo danificar material eléctrico, desorientar aves e outros animais e, em última instância, provocar alterações climáticas, desencadear erupções vulcânicas ou gerar tremores de terra. A consequência final poderá ser a liquidação de todos os seres vivos. Tal cenário não impede que, no fnal da II Guerra Mundial, um cientista húngaro chamado Kovacs, se debruce sobre esta temática e encontre uma forma artificial de despoletar o tenebroso fenómeno. Tudo se complica quando o seu trabalho desaparece, deixando a Jordan Gant, lider de uma organização antiglobalização, caminho livre para o recuperar, no intuito de ameaçar as nações mais industrializadas do mundo. O maior risco: uma vez iniciado, o processo é irreversível. Cabe à equipa de Austin (NUMA Special Assignments Team) resolver esta situação gravíssima... se ainda houver tempo.

De Clive Cussler & Paul Kemprecos

sábado, 26 de maio de 2007

Guia do Oeiras Alive!07

A revista BLITZ oferece-lhe o Guia do Oeiras Alive!07 num formato de bolso. Aqui, poderá consultar o alinhamento das bandas presentes, mas também ler as biografias dos artistas em cartaz. Para se orientar mais facilmente, é-lhe fornecida a planta do espaço do festival. Este vai decorrer nos dias 8, 9 e 10 de Junho, contando com as actuações, entre outros, dos Da Weasel, Triangulo de Amor Bizarro, Tora Tora Big Band Pearl Jam, Linkin Park, Smashing Pumpkins, White Stripes e Beastie Boys.


A apresentação deste guia na loja Optimus do recinto, proporciona-lhe a obtenção de 1500 sms grátis. Poderá ainda fazer o download de toques reais de músicas das bandas em cartaz. (http://blitz.aeiou.pt/)

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Ementa lisboeta

Entradas:

Canelonis de meloa e ostras
ou
Vieiras crestadas com azeite de alecrim sobre puré de batata violeta, zestes de citrino e alho francês

Prato Principal:

Magret de pato com mel de especiarias e polenta de figos
ou
Medalhão na frigideira com migas de alheira e endívia com folha de lima

Sobremesa:

Tarte de maçã com mousse de chocolate

Esta semana no Guia Gastronómico de Portugal dedicado a Lisboa, com receitas de autor. Delicie-se com estas sugestões ou faça a sua própria ementa a partir da consulta deste volume!

Lendas de Portugal

O Expresso continua a oferecer-nos a sua recolha de lendas do nosso país, num livrinho ilustrado, acompanhado de um cd com a leitura gravada destas histórias que nos levam a passear por Portugal. Desta vez, a nossa viagem leva-nos a Monsanto e conta-nos um episódio passado em tempo de cerco.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Dia Mundial da Criança na quinta

No próximo dia 26 de Maio a revista Nova Gente vai colocar ao seu dispor quatro livros sonoros para os mais pequenitos.

Reserve, para oferecer no Dia Mundial da Criança, as histórias do Cavalo Veloz, da Vaca Mimi, do Porco Patusco e da Ovelha Bolinha. Cada um dos livrinhos é, não só barulhento, mas também divertido.

Cinema de fim-de-semana

Sexta, dia 25 de Maio

Querido Frankie
Desde muito pequeno que Frankie se lembra de andar sempre na companhia da mãe e nunca ter visto o pai.Para proteger o filho da verdade, Lizzie inventa uma história e escreve-lhe cartas fazendo-se passar por um suposto pai. Mas um dia, Lizzie empreende um plano desesperado: um perfeito estranho vai desempenhar o papel de pai perfeito.

Sábado, dia 26 de Maio

Era Uma Vez... Um Pai
Ollie (Ben Affleck ) é um calmo e bem sucedido publicitário de Manhattan, que parece ter tudo o que deseja, até que a sua vida é tragicamente alterada com a morte da sua mulher. Quando ele julga que a sua vida atingiu o fundo, conhece Maya (Liv Tyler ).Ele começa a entender que por vezes temos de esquecer o passado, aceitarmos o que somos e aprendemos a ser felizes.

Doningo, dia 27 de Maio

À Procura da terra do Nunca

Após o insucesso de sua última peça, J.M.Barrie, torna-se acompanhante de uma viúva solitária e pai substituto, para os seus quatro jovens filhos. Na companhia dessa nova família, Barrie encontrará a grande inspiração para criar o ficcional herói Peter Pan, o famoso clássico da literatura infantil que fala directamente com a criança que existe em todos nós.












Grátis com o Correio da Manhã.

Novo Inédito da Sábado



Livro de crónicas e Inédito desta semana, encontra-o junto à revista Sábado: Confissões de uma liberal, de Maria Filomena Mónica.



quarta-feira, 23 de maio de 2007

Dom Quixote de La Mancha


A Editora Campo das Letras oferece, aos mais jovens, uma versão ilustrada e simplificada da encantadora obra O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes.

Para além da possibilidade de trazer para o conhecimento dos pequenos tão emblemática figura, este é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para o ano lectivo de 2006/2007.

A reescrita desta história do cavaleiro sonhador e do seu fiel escudeiro, ficou a cargo de Rosa Navarro Durán, Professora Catedrática de Literatura Espanhola na Universidad de Barcelona. Conforme pode ler-se no sítio da Campo das Letras, este trabalho foi feito com palavras simples, nascidas de um profundo respeito, fidelidade e amor pelo original.


"O Melhor Humor de Sempre"

A Prisvideo lançou, recentemente, a Colecção Britcom, da qual fazem parte alguns episódios das incontornáveis séries 'Allo 'Allo!, Blackadder, Sim Senhor Ministro e Fawlty Towers.


Trata-se de um conjunto de obras de um humor mordaz, inteligente e irresistível. Uma excelente escolha.


  • Esta semana: Blackadder - A Rainha das Barbas Espanhola.

O que há de errado com o Tim?


Maria Shriver escreveu, para as crianças, uma obra muito terna e dotada de valores de uma extrema sensibilidade.
A mulher do actor e governador Arnold Schwarzenegger conta-nos uma pequena história, lembrando-nos que "independentemente de como nascemos, todos somos crianças únicas de Deus".

"Mãe", perguntou, "quem é aquele rapaz?" "É a minha amiga Ana e o filho dela, o Tim," respondeu a mãe de Cátia. "Tu e o Tim nasceram com um mês de diferença no mesmo hospital. A família deles mudou-se depois de tu nasceres e regressou esta semana." A Cátia não pôde conter-se. "Porque é que ele parece tão diferente? O que há de errado com o Tim?"


terça-feira, 22 de maio de 2007

Portugal em 3D

Construa Portugal em 3D é a frase que serve de apresentação a mais uma iniciativa do jornal Correio da Manhã.



A partir de dia 27, Domingo, e de Segunda a Sexta, pode usufruir de um conjunto de postais ilustrativos de trinta dos lugares mais emblemáticos do país, publicados num formato diferente que lhe permitirá passear com os dedos enquanto monta estes instantâneos geográficos.

Bom passeio!

domingo, 20 de maio de 2007

Uma visita da História

A Edisa vai apoiar, brevemente, uma sessão de autógrafos que trará a uma escola do nosso concelho* a escritora Deana Barroqueiro, autora de D. Sebastião e o Vidente - Um Romance de Conspiração, Mistério e Revelação.

Sobre este romance, que se desenvolve em torno da figura do nosso rei desejado, pode ler-se no site editorial:

Este romance fascinante foi construído a partir de uma rigorosa investigação de fontes históricas documentais - portuguesas, espanholas, italianas, francesas e holandesas - e condimentado pela exuberante imaginação de Deana Barroqueiro.

Desde já, uma leitura recomendada!

* Escola Secundária com 3º Ciclo de Amora (11:30h e 15:15h).

Ementa Regional


Para este Domingo, Lombo de Veado Marinado com Tomilho, Alecrim, Molho de Tomate e Pimenta Verde.

O perfume? Irresistível.
O lugar? Na cozinha, seguindo as sugestões do Guia Gastronómico de Portugal, mais uma iniciativa da Sábado.

Também pode optar por uma Chanfana à Bairrada ou por um Cozido do Talasnal na Broa. As receitas encontra-las-á no volume dedicado à cozinha da Beira Litoral.

Bom apetite!

sábado, 19 de maio de 2007

Der Freischütz


Carl Maria von Weber (1786-1826) inicia a ópera romântica alemã com Der Freischütz,
estreada em 1821.
O DN coloca, em cena, esta obra grandiosa perto de si. Ela conta-nos a história de um caçador apaixonado, Max, que entra num concurso para poder ganhar a mão da sua amada Agatha. Tal não será fácil, pois os obstáculos vão suceder-se.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Como a voz de muito amor

Maria Dulce Lupi Cohen Osório de Castro (1905-1977) escolheu para si o pseudónimo de Maria Valupi. A Bilioteca Finita Melancolia da responsabilidade da Quasi Edições dá-nos a conhecer uma Antologia Poética, agora celebrada.

No sítio da editora pode ler-se, a propósito desta autora:

A poesia de Maria Valupi desenha-se num tenso corpo a corpo com a vida, perdendo-se no labirinto de uma obsessiva tentativa de contrariar a evidência da realidade imediata dos seres, o tédio, a dor, procurando, na indagação da palavra, a infinitude dos instantes.


Já nem mesmo sei chorar

Com aquelas lágrimas
Que dos nossos olhos saem
Tão por de leve salgadas!
Só no íntimo de mim
Há uma queixa tão seguida, tão velada
Como a voz de muito amor. (Desprevenidas Paisagens, 1959)


Galeria de Arte



O Diário de Notícias continua a guiar-nos pela sua galeria de Grandes Pintores do Mundo.


Na sua edição de hoje: Peter Paul Rubens: Cristo com São João Baptista e Dois Anjos.

Rendado de sensibilidades


Pela chaminé acima e no exterior, o fumo confundia-se com a bruma que ganhava velocidade no seu movimento, enquanto se tornava cada vez mais cerrada, ocultando as coisas parcialmente - primeiramente, revelava-se metade de uma colina e, depois, a outra metade. As árvores transformavam-se em silhuetas, apareciam indistintamente e eram novamente submersas. Pouco a pouco, a neblina tomou o lugar de tudo, objectos concretos passaram a sombras e não restou nada que não parecesse moldado ou inspirado por ela.

[...] Nunca nenhum ser humano tinha visto uma lula gigante adulta viva, e embora ela tivesse olhos do tamanho de maçãs para perscrutar a escuridão do oceano, a sua solidão era tão profunda que podia nunca se cruzar com outro membro da sua família. A melancolia desta situação invadiu Sai.


Um romance de Kiran Desai, a mais jovem escritora a ser galardoada com o Man Booker Prize.

Cinema na sua mão


...Leitor DVD Portátil AIRIS Com o jornal... Correio da Manhã


O Correio da Manhã proporciona-lhe a oportunidade de levar o seu filme favorito para o lugar que escolher, dentro ou fora de casa.

Se encontrar uma sombra convidativa, estenda a mantinha dos piqueniques, coloque o Leitor de DVD Portátil num local visível, escolha o seu filme e instale-se de forma confortável.

Boa sessão!


quarta-feira, 16 de maio de 2007

Antes de Domingo


Pode aguardar pelo próximo fim-de-semana ou começar já amanhã a ler
O Profundo Silêncio das Manhãs de Domingo, um livro inédito que a Sábado lhe oferece esta semana.


Manuel Jorge Marmelo, preenche estes silêncios dominicais com vinte e cinco quadros de personagens e lugares da vida inesperada ou comum.


A escrita deste autor e jornalista foi premiada com o grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco em 2004.

Novas Leituras


A Presença propõe-nos uma série de títulos irrecusáveis, passando pelo ensaio e pelo romance para nos proporcionar momentos agradáveis. Venha descobri-los!

segunda-feira, 14 de maio de 2007

De livro na sacola

Preparemo-nos para os dias de sol, que nos levam até à praia, para pormos as leituras em dia, enquanto o mar nos vai embalando as horas.


Escolhidos os livros, a Revista Lux trata de tudo o mais. A partir de 18 de Maio, compõe-nos aquilo que podemos levar connosco: saco de praia, bolsa de cremes, toalhas, guarda-sol, raquetes, saco térmico, saia, socas.


Recoste-se no suporte de cabeça e, quando quiser correr um pouco, é só arremessar o frisbee.

De Bagdade, com amor...



Num cenário de guerra, o resgate dos destroços emocionais e das feridas físicas. De Bagdade, com amor, os laços fortes de amizade entre o cão Lava e o tenente-coronel Jay Kopelman.


A partir de 17 de Maio, para si!



Um relato verídico.


domingo, 13 de maio de 2007

Les Aventures de...

No dia 22 de Maio, assinala-se o centenário do nascimento de Georges Rémi, em Bruxelas, na Bélgica. Esta figura incontornável da B.D. internacional começa, em 1924, a assinar os seus desenhos, trocando as iniciais do seu nome, como R.G., o que se pronuncia de forma inequívoca "Hergé".


Tintin, a sua criação mais emblemática surge em 1929, no suplemento Le Petit Vingtième, composto para os mais jovens e fazendo parte integrante da publicação Le Vingtième Siècle. O primeiro livro, Tintin no País dos Sovietes, é lançado em 1930.


Seia anos mais tarde, Adolfo Simões Müller, responsável editorial pela revista O Papagaio, dá a conhecer ao público Português este herói e as suas aventuras.

Para conhecer mais sobre esta obra, nada melhor do que ler os álbuns das Aventuras de Tintin. Sobre o autor: http://www.tintin.com/

sábado, 12 de maio de 2007

Uma noite na Ópera


O DN convida-o a assistir à ópera Hänsel und Gretel, de Engelbert Humperdinck.

Este compositor recriou um dos famosos contos dos Irmãos Grimm, A Casinha de Chocolate, que apresentou pela primeira vez em Weimar, na época natalícia do ano de 1893.

Escolha um lugar privilegiado e desfrute de um serão memorável.


sexta-feira, 11 de maio de 2007

A partir 18 de Maio, o Correio da Manhã oferece-nos três sugestões para ocuparmos, de forma descontraída, o nosso fim-de-semana. Assim, e durante quatro semanas, de Sexta a Domingo, pode usufruir de um dvd grátis, por dia.


Dia 18 - A Vida é Bela

Dia 19 - Jerry Seinfeld - Comediante

Dia 20 - Três Homens e Três Bebés

Rotas Precision


A Precision vai lançar, no próximo Sábado, dia 12 de Maio, o primeiro DVD da colecção ‘Rotas Precision. O Outro Lado do Trópico de Câncer’, um trabalho realizado por Margarida Pinto Correia e a sua equipa (o produtor Simão Acciaioli e o operador de câmara Luís Pereira).

Com este guia em formato DVD, a Margarida convida-nos a percorrer os melhores caminhos, os refúgios escondidos e dá a conhecer as melhores razões para seguirmos a sua sugestão.

Este DVD destina-se a todos os que gostam de viajar de carro e será lançado com a edição de 12 de Maio do jornal Expresso e com a edição de 14 de Maio do jornal Autosport, por mais €5,90.

in http://www.precision.pt/noticias/noticia.aspx?id=10

Um Livro à Hora do Chá

A Editora Chá das Cinco confidencia-nos as Memórias de Cleópatra - uma visita marcante que nos fala do Egipto e nos transporta para o mundo da leitura da ficção histórica, num volume elegante e atraente.


Uma proposta para fazer uma pausa e ler.

As Memórias de Cleópatra foram transformadas numa minisérie pela ABC em 1999, com Timothy Dalton e Billy Zane.

www.sde.com.pt/biografiaMargaretGeorge.htm




quinta-feira, 10 de maio de 2007

Inéditos em Língua Portuguesa



A Revista Sábado oferece-lhe hoje o primeiro de uma série de Inéditos da Sábado.


Trata-se da publicação de obras inéditas de autores de Língua Portuguesa, que vale a pena descobrir.






terça-feira, 8 de maio de 2007

Um Contador Real de Histórias

Uma história escrita por mãos principescas para encantar os irmãos mais pequenitos, André e Eduardo.

A narrativa convida-nos a acompanhar as aventuras de um homem solitário que deixa a sua caverna, na belíssima paisagem de Lochnagar, na Escócia, para empreender uma jornada inesquecível e fascinante até Londres.




O sucesso desta obra mereceu-lhe o reconhecimento das artes do palco.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Mês de Peregrinação

Em Maio os caminhos acolhem peregrinos que seguem a sua devoção, dirigindo-se a Fátima.
O Correio da Manhã celebra esta caminhada espiritual, e assinala os 90 Anos das Aparições de Fátima.



Dia 7 - Livro de orações
Dia 8- Vela
Dia 9- Terço

Dia 10 - Dezena
Dia 11 - Guia de Fátima
Dia 12 - Estatueta de Nª Sra. de Fátima



Uma luzinha



Já brilha por aqui o novo Pirilampo Mágico que nos permite levar a sua luzinha à pessoa com deficiência mental.



sábado, 5 de maio de 2007

Sabores de casa

Porque ao Domingo, se não formos trabalhar, até haverá mais tempo e a tranquilidade necessária para nos dedicarmos àquelas iguarias irresistíveis e tão nossas.

Uma sugestão?

Bacalhau à Lagareiro

Para 4 Pessoas:
4 postas de bacalhau | 2 dl de leite
4 dentes de alho | Sal | Pimenta
1 limão | 2 ovos | Pão ralado
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina | 4 dl de leite


Preparação:

Todas as Quintas-feiras, à mesa do Correio da Manhã, com o Guia Gastronómico de Portugal.


Lendas de Portugal


O semanário Expresso traz hoje consigo, companhia para os mais novos e dá-lhes a conhecer a Lenda dos Tripeiros.

Cada livro contém um cd com a história narrada por Bárbara Guimarães e músicas inspiradas nas tradições de cada região para cantar e animar.
www.expresso.clix.pt
Uma boa proposta para esta tarde de Sábado!


quarta-feira, 2 de maio de 2007

Roteiro pela História




A partir de hoje, o Jornal de Notícias propõe-lhe uma viagem pelas 21

Maravilhas Portuguesas
das quais sete virão a conhecer destaque obtido por votação.

Instale-se confortavelmente! A viagem começa junto ao castelo de Guimarães, logo pela manhã. E o primeiro bilhete custa apenas €1.