Boas leituras!
Próspero Ano novo!
O número deste mês da publicação Le Magazine Littéraire dá especial destaque aos Místicos, consagrando-lhes um dossier específico. Mensageiros do Céu na Terra, demiurgos que escrevem num estado de êxtase, no dizer de Jean-François Colosimo, estes homens e mulheres, de hábito religioso deixaram-nos um legado escrito, cheio de intensidade, resultando de uma ligação directa entre o indivíduo e a divindade, conforme acrescenta Frédéric Lenoir.
A revista dá especial destaque a São Francisco de Assis enquanto pilar do Cristianismo actual, preconizando a necessidade de
o homem se aproximar da figura de Cristo, abandonando uma visão essencialmente contemplativa (Henri Tincq).[...] E toda a poesia do Natal está justamente nessas janelas resplandecendo na noite nevada. Felizes aqueles para quem essas portas difíceis se abrem. Logo ao entrar na antecâmara os tectos, as umbreiras, os espaldares das cadeiras, os troféus de caça, aparecem adornados das verduras do Natal, das ramagens sagradas do carvalho céltico; e pelas paredes em letras douradas, ondeiam os dísticos tradicionais - Merry Christmas! Merry Christmas!

Numa noite pintada de frio pela neve espessa e muito branca, dois lenhadores regressam a casa. No seu caminho, na floresta, deparam-se com a estranha descoberta de um menino.
A Sextante Editora lançou, recentemente, a obra Contos Completos, que reune narrativas curtas de Truman Capote, autor de A Sangue Frio e do belíssimo livro Harpa de Ervas. Capote nasceu nos Estados Unidos e a sua escrita é muitas vezes perpassada por vivências específicas, sobretudo da infância. Tal é o caso da revisitação das celebrações natalícias e de Thanksgiving desenhados num cenário rural do Alabama ou na cosmopolita Nova Orleães.
Conta-se por aí, que esta é a época de maior azáfama na Lapónia, num recanto mágico onde o Pai Natal e os seus fiéis amigos, os duendes, o Urso Polar (e outros mais) se organizam para depositarem, em local iluminado e decorado a preceito, os presentes tão almejados pela pequenada.
Seis anos volvidos, depois de Danças na Floresta, Juliet Marillier convida Paula, uma das irmãs, a protagonizar O Segredo de Cibele.
J. K. Rowling lançou recentemente um livro onde cinco contos mágicos se fazem acompanhar por ilustrações da própria autora, enriquecidos com anotações do ilustre Professor Albus Dumbledore.
Duas propostas irresistíveis da Bertrand recuperam os enigmas aninhados em torno da figura de William Shakespeare e do seu génio.
http://www.fairyoak.it é o caminho para um lugar mágico, onde o piar dos mochos nocturnos se mistura com trinados dos grilos e outros cantores que se adivinham. 
Las principales novedades están en el secreto enamoramiento del ama, que no podía encontrar correspondencia en don Quijote, en el amor de la sobrina por el bachiller Carrasco, atrapado en las redes tejidas por el ama y la sobrina, en el aprendizaje lector de Sancho Panza y en la marcha final de todos ellos a América, dejando así abierta su novela a otras posibles continuaciones.


A revista Sábado traz-lhe, esta semana, mais um volume para a sua biblioteca, por apenas 1€.O Carteiro de Pablo Neruda é uma daquelas pérolas do cinema que nos fazem sorrir e que nos emocionam. Num tom lírico este filme mostra-nos a amizade que se criou entre o poeta chileno e o seu carteiro e o enamoramento deste ultimo pela bela Beatrice Russo.Inês Montenegro
A Literatura Fantástica tem novo representante nas nossas livrarias, com a chancela das Edições Asa.
Amigos verdadeiros, o ratinho cinzento e o ratinho castanho vêem, certa noite, uma Estrela dos Desejos precipitar-se na direcção do lago. Felizes ante tal espectáculo, apressam-se a formular cada um seu desejo. Logo aí nasce uma dúvida e uma dificuldade, afinal ambos têm algo a solicitar, mas a Estrela é só uma.
Nas areias do deserto do Iraque, Logan Thibault encontra a fotografia de uma mulher e guarda-a consigo. Leva-a para a Base no intuito de a devolver a quem a viesse a reclamar, o que não chega a acontecer. Ao sobreviver a situações de perigo extremo, começa a sentir um apreço diferente pela fotografia, como se de um talismã se tratasse, capaz de o proteger.

O Delfim foi publicado há quarenta anos, vindo a ser, mais tarde, adaptado ao cinema pela mão do cineasta Fernando Lopes, com argumento de Vasco Pulido Valente.A característica mais evidente da sua não muito vasta obra [...] é o facto de cada livro seu inaugurar e completar um ciclo de criação literária. Nenhuma das suas obras se tornou uma fórmula que viesse a repetir, apesar de ser possível reconhecer linhas de evolução da sua escrita literária.

A Academia Sueca distinguiu hoje Jean-Marie Gustave Le Clézio com o Nobel da Literatura 2008. 
Kate Morton nasceu no sul da Austrália e desde cedo teve por paixão a literatura. O seu percurso académico mais viria a alimentar esta preferência pelas letras, levando-a a escolher uma licenciatura nesta área e, posteriormente, um mestrado direccionado para a tragédia na literatura victoriana.
Depois de Eragon e de Eldest, Christopher Paolini traz-nos Brisingr.
Sveva Casati Modignani virá a Portugal apresentar o seu mais recente romance: Feminino Singular, onde partimos do conhecimento de Martina Agrestis e passamos a um universo de outras mulheres. Nesta família, também se desvenda esta figura central, com contornos inesperados, cuja morte ocorre na véspera de Natal.Martina Agrestis, la protagonista di Singolare femminile, è la figura nella quale mi identifico quasi totalmente. Mi assomiglia il suo piacere per la lettura, l’apertura mentale più coraggiosa di quella delle femministe, l’indole caparbia e il gusto per l’ozio. Poiché sono nata sotto il segno del Cancro, amo l’ozio e la mia casa. Schiodarmi dalle mie stanze è un’impresa faticosissima. Lavorare accanitamente, come faccio da anni, superando l’inclinazione per l’ozio, è una stortura che mi viene dall’ascendente in Capricorno. E un po’ anche dal senso del dovere che è nel mio DNA. (in http://svevacasatimodignani.ormedilettura.com/)
For he comes, the human child,
To the waters and the wild
With a faery hand in hand,
From a world more full of weeping than he can understand.
Keith Donohue colheu inspiração neste poema de W. B. Yeats e escreveu A Criança Roubada, romance cuja acção começa num tempo como este, numa noite de um Verão, num universo fantástico. Escondido na cavidade de uma árvore oca, o pequeno Henry Day de sete anos apenas é descoberto e raptado por um grupo de trasgos. No seu lugar colocam um duplo. 
Querido Sam, a minha vida mudou no momento em que nasceste....
As you get older, Sam, I will have more to say about how I’ve learned to cope with people staring at me or treating me differently. We can talk about fear, injustice, God, and the tiny little gifts that sometimes live inside of adversity.
But I believe there’s another part of my job with you. I also have to help you never, ever forget what you knew at the age of six months. You knew what the angels looked like, and on the day of my father's funeral, you acted like one.
Love,
Pop
Randy Pausch partiu há pouco tempo mas deixou, para trás, a sua última lição. Professor de Informática de Carnegie Mellon University proferiu uma palestra sobre a importância de correr atrás dos nossos sonhos de criança.The brick walls are there for a reason. The brick walls are not there to keep us out; the brick walls are there to give us a chance to show how badly we want something. The brick walls are there to stop the people who don't want it badly enough.
Fiódor Dostoiévski, Boccaccio, Oscar Wilde, Flaubert, Poe, Kafka, Tchekov, Voltaire, Tolstoi, Gorki, Hardy, Joseph Conrad, Lovecraft, Robert L. Stevenson, Dickens, Thoreau, Henry James, Cervantes, Rilke...
Na Ásia Central, na Cordilheira Pamir, um estudioso, da Universidade de Harvard, faz uma descoberta espantosa e decide partilhá-la com outros colegas, seus antigos alunos.
Cordelia Preston and Rillie Spoons são duas actrizes cuja carreira nos palcos parece ter terminado. Da família, a primeira herdou um conhecimento que lhe permite reencontrar a prosperidade. Rillie torna-se sua assistente e Cordelia põe em prática uma técnica que combina mesmerismo e frenologia.
Victoria Hislop, autora de A Ilha, convida-nos a acompanhar a protagonista de O Regresso, o seu romance mais recente, a um café de Granada.
Ainda numa toada de suspense, viajemos até Londres, nos finais do século XIX, em plena época Victoriana. Por ruas escuras onde as tipóias se lançam no rasto de gentes envoltas em mistérios, podemos deparar-nos com segredos, sussurros e máscaras que ocultam a verdade.
Stephanie é uma pré-adolescente a quem o tio Gordon deixa uma herança curiosa, entre escritos de terror e a concretização dos mesmo, levando-a a um universo tenebroso, no qual recebe a ajuda de um detective... defunto: Skulduggery Pleasant.