domingo, 22 de fevereiro de 2009

Das letras para a mesa



O gosto culinário refinado de Eça povoa as suas obras de referências à boa mesa, que decora, nas suas palavras, com cuidado, mencionando cristais, louças e toalhas, com os quais degusta Chocolate Quente, Ovos Brouillés, Ostras de Marennes, Cozido, Poulet aux Champignons, Fritada Tremenda de Sardinhas e Ovos, Pato com Azeitonas, Civet de Lièvre, Plum Pudding, Ovos Moles de Aveiro, Neve à la Vanille, Pastéis de Nata, Empadas de Rosas, Vinho Quente com Canela e Cravo e outras iguarias.

Neste contexto referencial, Maria Antónia Goes, arquitecta de formação, apresenta-nos um trabalho absolutamente delicioso, resultante do levantamento das várias ocorrências de momentos dedicados, assim, à gastronomia na obra queirosiana.

À Mesa com Eça de Queirós é um convite irrecusável, onde pode ficar a conhecer a cozinha do tempo do escritor, atrever-se a recriar os pratos da sua escolha, mediante o acompanhamento das receitas que Maria Antónia Goes incorporou neste volume, fruto de pesquisa aturada, conduzida em documentos ligados à gastronomia no século XIX.

No prefácio, da autoria de Loy Rolim, pode ler-se:
A arte de cozinha tem algo de comum com a literatura. Os escritores, os poetas não escapam à divina tentação da invenção culinária e do desafio aos sabores.
Venha, então degustar a gastronomia que Eça serviu nas suas obras...

Sem comentários: