domingo, 12 de abril de 2009

Conhecer Jesus

José Tolentino Mendonça, capelão, biblista, poeta, ensaísta, tradutor e professor recebeu o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998) e o Prémio PEN Clube de Ensaio (2004). Lecciona Estudos Bíblicos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, tendo concluído licenciatura canónica em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Tem as suas raízes na Ilha da Madeira e seguiu o sacerdócio por vocação, ainda jovem.

A Construção de Jesus (2004) constitui o seu texto de dissertação de doutoramento apresentado na Faculdade de Teologia da Universidade Católica.

Sobre esta obra de referência, para melhor compreensão da figura de Jesus, podemos ler no sítio editorial:

O objectivo da presente dissertação é abordar o episódio do terceiro Evangelho (Lc 7,36-50) através de um exercício de análise narrativa, averiguando o modo como o narrador lucano faz emergir o personagem Jesus. A isso chamamos 'construção'. Não se pretende discutir a prioridade que o Jesus histórico tem sobre o raconto que o toma por protagonista. Se, como recorda Genette a propósito da ficção, a situação narrativa supõe uma instância que precede o actual estado de escrita, quanto mais não se dirá de um Evangelho (Lc 1,1) que intende relatar 'factos que se cumpriram' […] A inquestionável anterioridade de Jesus é fundadora do próprio raconto. A nossa opção é a de sondar a forma como Jesus é revelado no texto evangélico pelo recurso a essa poderosa 'arte refinada', que Lucas domina de forma até 'instintiva', a arte de narrar. Veremos que a arte literária não só nada dilui do impacto teológico da sua figura, como nos faz perceber que a teologia do raconto não se pode dissociar do modo como ele é construído: as categorias do raconto e seus procedimentos estão implicados no conteúdo veiculado. E se, como escreve Aletti, 'talvez a obra lucana seja o primeiro ensaio de cristologia verdadeiramente narrativa', teremos a oportunidade, por aí, de aprofundar caminhos de um renovado encontro com Jesus.
José Tolentino Mendonça

Sem comentários: