quinta-feira, 9 de abril de 2009

Mulheres na História


O primeiro livro de Rosário Sá Coutinho, jornalista cuja infância e adolescência transformaram em "cidadã do mundo" (Jornal de Letras Artes e Ideias, 7 de Abril de 2009) presta homenagem a oito mulheres: condessa do Redondo, a Diplomata, D. Maria de Eça, a Capitoa, D. Juliana Dias da Costa, a Negociadora, D. Mécia de Monroy, a Cativa, D. Antónia Rodrigues, a Cavaleira, D. Francisca Chiponda, a Comerciante, D. Leonor Tomásia, a Vice-Rainha e D. Maria Bárbara Pinto de Madureira, a Administradora.

Este livro, baseado numa vasta e original pesquisa histórica, descreve-lhe a empolgante vida destas corajosas mulheres que, ao longo de quatro séculos, desafiaram preconceitos, lutaram pelos seus sonhos e viveram sempre à frente do seu tempo. Mulheres aventureiras que merecem um lugar na nossa História. (Esfera dos Livros)
"É um livro de aventuras, no qual as mulheres são personagens principais. É surpreendente descobri-las, pois foram capazes de grandes feitos, especialmente quando olhados à luz da época." Afirmou a autora ao JL onde, sobre a obra se pode ainda ler: "Histórias de amor, de batalhas sangrentas, de viagens mar adentro, de diplomacia ou de comerciantes, todas têm como protagonistas mulheres que desafiaram as regras impostas e viveram à frente do seu tempo" (p. 24).

2 comentários:

Cristina Bernardes disse...

Parece-me ser muito interesante...
Feliz e Santa Páscoa.

Livros e Outras Coisas disse...

Muito obrigada, Cristina! :)
Uma Páscoa de renovação, feliz e santa, também!